sexta-feira, 4 de maio de 2007

 

Mais cinema, menos urubus.

Acompanhando a concorrência, hoje escutei no programa do Tutti Maravilha um preocupante dado estatístico extraído do estudo do pesquisador Frederico Barbosa (tema da reportagem publicada pela Folha em 30/04/07):

60% dos brasileiros NUNCA foram ao cinema.

Uma constatação triste, porém previsível.
Segundo o estudo, um dos principais motivos é a falta de educação e de exercício prático, visto que a maioria dos brasileiros desfruta o audiovisual por meio da televisão aberta, considerada "muito pobre" de conteúdo.
Sei que falar que a programação da TV aberta é de péssima qualidade é "chover no molhado", mas aproveito outro dado estatístico do estudo para divagar sobre alternativas e esperanças:

A importância da cultura é igual em todos os níveis sociais. As famílias brasileiras gastam, em média, 4% da renda com cultura. Ou seja, mesmo com as profundas desigualdades, a cultura é algo muito presente e está entre as necessidades fundamentais, como moradia e saúde, independentemente de escolaridade e renda.

Penso: Se existe um público ávido por cultura, mas sem acesso à ela, qual o papel das redes públicas de televisão??? Exibir filmes "cults" enfadonhos para uma elite intelectual assoberbada??? Será que uma pessoa que nunca foi ao cinema se encantaria com Glauber Rocha??? Acho mais fácil entretê-las com comerciais de aspirina na "telona".

 

Tema recorrente

Excluindo-se a apresentação da Celine Dion (dê um "foward" neste trecho) , todo o resto da premiação é emocionante. Vale a pena gastar 10 minutos com esse video. Atenção especial ao agradecimento no final.
Genialidade, humildade e amor.


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