segunda-feira, 20 de março de 2006

 

Meu amigo Márcio e Mark Twain

Existem amigos que, aos olhos de terceiros, nunca poderiam ser amigos. Personalidades tão incompatíveis que nunca se entrosariam, aos olhos dos outros. Acho que a maioria de meus amigos é assim, mas um deles se destaca... O Márcio. Um sujeito de personalidade e casos tão marcantes que dispensa sobrenome e apelidos. É só assim como é conhecido: Márcio (com ênfase no acento agudo).
Um sujeito autoritário, extremista, agitado e politicamente incorreto. Mas esses adjetivos, no caso dele, devem ser lidos superficialmente. Por trás desta casca grossa flui uma sabedoria tácita que só tem quem vive a vida sem fantasiar pudores.
Um dia, percebendo minha angústia por certas circunstâncias, ele me disse:
“- Nós sofremos assim, porque somos bons.” Ou seja, temos consciência e caráter.
Essa frase, além de apaziguar minhas tormentas e acariciar meu ego, me fez perceber porque somos amigos. Apesar dos métodos divergentes, buscamos o mesmo objetivo: “sermos bons”.
Lembrei desta situação ao ler algumas frases do
Mark Twain e pensei: “- Essa frase poderia ter sido dita pelo Márcio.”

“A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta.”

Continuei lendo as frases e não encontrei mais nenhuma que soasse como uma fala do Márcio, pelo contrário, se pareciam com o meu discurso cotidiano.

“A Bíblia nos ensina a amar o próximo e também a amar nossos inimigos provavelmente porque eles em geral são as mesmas pessoas."

"Passei por coisas terríveis em minha vida, e algumas delas de fato ocorreram."

"A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau."

"O homem é o único animal que se ruboriza. Ou que tem razões para isso".

"Procure viver de tal maneira que, ao morrer, até o agente funerário fique triste."


Acho que se numa situação hipotética, eu, Márcio e Twain, nos encontrássemos como desconhecidos numa mesa de bar, eu logo me cansaria do papo do Twain e selaria uma grande amizade com o Márcio.Por isso somos amigos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?